Conheça o novo Hyundai Kauai

 

O novo SUV é fundamental para a estratégia da Hyundai que pretende ser a marca automóvel asiática número um na Europa até 2021 com o lançamento de 30 novos modelos e variantes.

A Hyundai conta, a partir de agora, com quatro modelos na sua família SUV incluindo o Grand Santa Fe, Santa Fe, Tucson e o Kauai que chega ao nosso mercado – em- força durante o mês de novembro. O Digital Motores viajou até Barcelona para conduzir pela primeira vez o novo modelo. A coisa promete!

O Kauai é uma agradável surpresa, tanto em estrada, como quando olhamos para a relação preço/equipamento. O preço de entrada situa-se nos 18.150 euros.

A marca sul-coreana desenvolveu uma plataforma de SUV compacto completamente nova para ir de encontro às expectativas dos clientes europeus. O lema que vai servir de base para a campanha comercial é a seguinte: You Drive it. You Define it. É importante, desde já, recordar que o Kauai é “primo” do Kia Stonic com o qual partilha alguns componentes tecnológicos e mecânicos. São da mesma nacionalidade, é verdade, mas a essência dos dois produtos é distinta. O Kauai nos restantes mercados internacionais foi batizado com o nome Kona, no caso do nosso país, e para evitar ferir susceptibilidades, surge com o nome de uma ilha havaiana.

A verdade é que o Kauai tem um design apelativo. O seu comprimento de 4,165 mm e a distância entre eixos de 2,600 mm colocam-no como rival direto de modelos como o Peugeot 2008, o Renault Captur, o novo Seat Arona e o best-seller Nissan Juke, isto para referir algumas referências de um segmento que tem crescido a olhos vistos. Temos de olhar para as dimensões e para o preço. Por exemplo, modelos como o Audi Q2, o Mazda CX-3 e o recém-chegado VW T-Roc iniciam os preços nos 23 mil euros.

A Hyundai é o único construtor automóvel a produzir o seu próprio aço para utilizar na construção dos seus veículos, experiência que desenvolveu após anos a trabalhar na indústria naval.

A frente do novo modelo é expressiva, adota a nova identidade de design da Hyundai, a nova grelha em cascata. Os faróis duplos realçam o impacto visual deste novo modelo, com a luzes LED de circulação diurna posicionadas por cima dos faróis LED. O tejadilho de cor diferente e as dez cores exteriores disponíveis oferecem 28 possíveis combinações. As jantes de liga leve são de 18 polegadas.

 

No seu interior o Kauai poderá ser personalizado a duas cores e caracteriza-se por ter superfícies macias que lhe conferem um toque refinado enquanto alguns elementos pintados de preto reforçam o seu carater mais tecnológico e robusto. É possível, opcionalmente, estender a personalização ao cinto de segurança. É algo que não gosto particularmente mas…gostos não se discutem! O espaço disponível a bordo vai ao encontro ao que estamos habituados neste segmento. A bagageira com 361 litros, os assentos traseiros são rebatíveis (60:40) .

Motorizações atuais e tração integral

O novo SUV tem disponíveis duas motorizações turbo a gasolina: o 1.0 T-GDi com transmissão manual de seis velocidades e 120 CV (88kW) que os técnicos da marca indicam que tem um consumo combinado de 5,4-5,2l/100km, e, ainda, o 1.6 T-GDi com 177 CV (113kW) que conduzi e gostei bastante do comportamento em estrada. No caso deste motor podemos ter a transmissão automática com 7 velocidades e dupla embraiagem e tração integral (em opção) que assiste o condutor em qualquer situação com binário de até 50% nas rodas traseiras, por exemplo, na neve, terra e claro nas estradas normais. Todas as versões AWD incluem eixo traseiro multi-link.

No verão de 2018 chega o Kauai elétrico

A Hyundai irá lançar a próxima geração de motorizações 1.6 diesel para as quais também estarão disponíveis a transmissão manual de seis velocidades ou a 7DCT automática de sete relações.

 

Head-up display e conetividade 

Pela primeira vez num Hyundai, o head-up display projeta informação diretamente na linha de visão do condutor. Com uma imagem com oito polegadas, permite não só a visibilidade sem esforço durante o dia, mas também o processamento de informação mais rápido enquanto mantém a atenção na estrada.

O sistema infotainment com oito polegadas, opcional, integra funcionalidades de navegação, media e conectividade, suportadas tanto pelo Apple CarPlay como pelo Android Auto. O sistema inclui ainda a subscrição de sete anos de Live Services, que oferecem informação atualizada em tempo real: tempo, transito, radares (onde for legalmente permitido) e pesquisas online por pontos de interesse. Outra novidade é o Display Áudio: os passageiros podem escolher passar o conteúdo dos seus smartphones para o ecrã tátil de sete polegadas através do Apple CarPlay e Android Auto. Está ainda disponível, como opcional, o carregador wireless para smartphones (Qi standard), que permite aos passageiros carregar o telemóvel em viagem.

A lista de sistemas de segurança inclui a Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões, Radar de Angulo Morto, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Luz de Iluminação em Curva (estática) e Controlo Automático dos Máximos.

O preço oficial da versão 1.0 TGI é de 20.150 euros. Já a unidade 1.6 TGI 4WD com a caixa automática de sete velocidades está à venda a partir de 29.250 euros. O lançamento oficial está agendado para o dia 1 de novembro, no entanto, o novo SUV já pode ser encomendado.

A Hyundai vai oferecer 2000 euros de desconto de apoio à matrícula, o que significa que o 1.0 TGI estará disponível por 18.150 euros. Todos os clientes que decidam comprar o Kauai mediante o financiamento da marca pagam 16.900 euros pelo modelo equipado com o motor a gasolina 1.0 de 120 CV. A campanha é denominada de Pioneiros.

Texto: LCM

 

Siga o Digital Motores no Instagram

Acompanhe o Digital Motores no Facebook

 

Para conferir a totalidade dos preços da gama Hyundai utilize a pesquisa de automóveis novos do Digital Motores

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate