Ao volante do novo SUV Ford EcoSport

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O Digital Motores esteve na apresentação internacional do novo SUV compacto EcoSport que decorreu na Costa do Sol. Os jornalistas convidados pela Ford, quando chegam ao aeroporto de Lisboa, têm no estacionamento o novo modelo à sua disposição para ensaio. Entramos no interior do carro, espaço não falta. Ajustamos a posição de condução. É desde logo visível que o EcoSport está bem mais atual.

O segmento SUV é o que regista o mais rápido crescimento na Europa. As vendas de modelos deste segmento cresceram mais de 21 por cento de um ano para o outro, correspondendo em 2016 a mais de um quarto de todos os novos registos de modelos de passageiros

Ao fim dos primeiros quilómetros ao volante do EcoSport é, desde logo, notório que o novo SUV está, agora, mais ao gosto dos clientes europeus, mais versatil e refinado, é recebeu um incremento tecnológico.

O modelo é proposto em 12 cores, ao mesmo tempo que permite um maior número de opções de personalização, incluindo opções de cores contrastantes do tejadilho que se estendem até aos pilares das janelas, aos rebordos superiores das portas, ao spoiler traseiro e aos retrovisores exteriores.

O novo Ford EcoSport à venda na Europa é produzido na fábrica da Ford em Craiova (Roménia), na sequência de um investimento de 200 milhões de Euros, juntando-se às restantes propostas SUV da marca à venda neste continente, nomeadamente os modelos Ford Edge e Ford Kuga. Outra proposta de inspiração SUV – o crossover Fiesta Active – chegará ao mercado europeu no próximo ano.

O interior também melhorou, está mais tecnológico, mais centrado no utilizador, fruto do ecrã táctil central e flutuante de 8 polegadas, do volante aquecido e das soluções de arrumação, incluindo um piso de bagageira ajustável.

Motores para todos os gostos

O motor a gasolina 1.0 EcoBoost da Ford, nas variantes de 140 e 125 CV, promete ser a referência em termos comerciais. A ver vamos! Os portugueses sabem que é urgente cuidar do ambiente, mas, a “dieselização” está muito enraizada nos hábitos de compra dos cidadãos nacionais. De acordo com a Ford, no caso do propulsor de 140 CV, a  eficiência de consumos indicada é de 5,2 l/100km e emissões de 119 g/km de CO2. A partir de meados de 2018, uma versão de 100 CV de potência estará disponível com caixa manual de seis velocidades. A variante do motor 1.0 EcoBoost de 125 CV está igualmente disponível a partir do lançamento com uma caixa automática de 6 velocidades, com patilhas na coluna de direcção. O consumo indicativo é de 5,8 l/100/km e emissões de 134 g/km de CO2

Equipado com o sistema Ford Intelligent All Wheel Drive , a partir de meados de 2018, o novo Ford EcoSport vai permitir uma experiência de condução optimizada. A tecnologia será proposta em combinação com o novo motor diesel Ford EcoBlue de 1,5 litros e com uma caixa manual de seis velocidades, disponibilizando 125 CV e 300 Nm de binário.

O All Wheel Drive analisa o modo como as rodas da viatura aderem à superfície da estrada, podendo ajustar a entrega de binário até uma divisão de 50/50 entre as rodas da frente e as traseiras em menos de 20 milissegundos.  sistema garante, sem esforço, as transições de binário entre as quatro rodas e fornece uma base mais segura na estrada, especialmente em condições de piso escorregadias.

E como está diferente conduzir o Ecosport

Conduzimos o Ecosport do aeroporto ao Gradil, e, depois, de Mafra até ao Estoril. No total cerca de 70 kms. É notório que o SUV melhorou bastante na forma como se deixa conduzir. Ao volante do SUV com o motor 1.5 Diesel a evolução é notória. Desenhamos as curvas tranquilamente, a direção está mais direta, a insonorização também é outro dos pontos em que o novo modelo confirma a sua evolução. Disponível a partir de meados de 2018, uma variante de 125 CV do bloco diesel EcoBlue de 1,5 litros, com tracção às rodas da frente e uma caixa de 6 velocidades manual, de baixa fricção, irá garantir níveis de CO2 ainda mais baixos e promete uma maior eficiência de consumos. Já o bloco diesel 1.5 TDCi de 100 CV está disponível a partir do lançamento, igualmente associado à tracção dianteira e a uma caixa de 6 velocidades manual, de acordo com a Ford, permite consumos de 4,1 l/100km e emissões de CO2 de 107 g/km.

O nosso road book indicava a Quinta de Sant’Ana, no Gradil, perto de Mafra. Fica mais uma vez provado que temos locais incriveís no nosso simpático país por descobrir.

A verdade é que a nova geração do EcoSport permite uma utilização em estrada e maneabilidade mais ajustadas especificamente aos clientes europeus, fruto da adopção de molas, amortecedores, apoios de suspensão, engrenagens da direcção, barra de torção do eixo traseiro, configurações do Programa Electrónico de Estabilidade e perfis de assistência de direção optimizados.

Inédito é o derivativo Ford EcoSport ST-Line, de características desportivas e com inspiração Ford Performance, complementando os conteúdos base do novo Ford EcoSport, nomeadamente ao nível das tecnologias de assistência à condução, incluindo a conectividade SYNC 3, o Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável e a Câmara de Visão Traseira. As jantes de novo desenho, de 17 e 18 polegadas, complementam o seu caráter robusto e desportivo, estando disponíveis com diferentes acabamentos, como o Magnetic Low Gloss, Shadow Silver, Flash Grey e High Gloss Black. Os clientes poderão, ainda e também, especificar uma distinta opção para a roda sobressalente, a montar no portão traseiro.

O interior integra uma série de soluções de arrumação, com destaque para o novo piso da bagageira ajustável em altura, o qual pode ser elevado para se ocultarem determinados objectos, ou colocado num nível mais abaixo para aumentar a capacidade de bagagem para os 334 litros. A nova consola central deslizante e com apoio de braços possui um compartimento para armazenamento de tablets ou de pequenos lanches e o leitor de CDs está agora colocado numa nova posição acima do porta-luvas para minimizar o impacto no espaço de armazenamento.

O sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford é compatível com os sistemas Apple CarPlay e o Android. Gostei bastante da qualidade de som do novo SUV.  O sistema de som B&O PLAY oferece uma experiência áudio elevada. Recorre a 10 altifalantes, incluindo um subwoofer montado na bagageira e um altifalante de médio alcance colocado ao centro, num sistema especificamente calibrado para o EcoSport.

Equipamento de conforto e segurança completo

O EcoSport oferece, em estreia, um sistema de Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável, processo que ajuda os condutores a manterem-se dentro dos limites de velocidade, bem com uma Câmara de Visão Traseira que torna as manobras de estacionamento mais eficientes e seguras. Faróis automáticos e limpa-vidros com sensores de chuva facilitam a condução.

Outras tecnologias de assistência à condução são o Sistema de Informação do Ângulo Morto da Ford, que pode alertar o condutor face à aproximação lateral de outros veículos, ou o Controlo de Estabilidade que ajusta o binário do motor e a travagem, ajudando-o a manter o controlo do seu veículo.

O modelo inclui airbags frontais para o condutor e passageiro da frente, um airbag de joelho para o condutor, novos airbags laterais que garantem protecção extra do tórax, projectados para direccionar os ocupantes para longe das zonas de impacto, e novos airbags de cortina, que fornecem cobertura máxima aos impactos laterais.

A versão de entrada deste modelo, com o motor 1.0 Ecoboost de 125 CV com caixa de 6 velocidades está disponível a partir de 21. 096 euros (não inclui as habituais taxas e serviços habituais na aquisição do veículo). 

Para conferir a totalidade dos preços da gama Ford utilize a pesquisa de automóveis novos do Digital Motores

Luís Cáceres Monteiro/D.M.

PERFORMANCE E CONSUMOS

 

      Consumo Combustível
l/100 km ØØ
Performance Ø
Motor Potência
(cv)
CO2
(g/km)
Urbano Extra
Urbano
Combinado Vel. Máx. km/h 0-100 km/h
(seg.)
50-100 km/h
(seg.)*
1.0 litros EcoBoost

6 vel. manual (FWD)

140 119 6.2 4.6 5.2 188 11.8 12.3
1.0 litros EcoBoost

6 vel. manual (FWD)

125 119 6.2 4.6 5.2 180 12.7 12.8
1.0 litros EcoBoost

6 vel. auto (FWD)

125 134 7.2 5.0 5.8 180 11.6 N/A
1.5 litros TDCi

6 vel. manual (FWD)

100 107 4.5 3.8 4.1 160 14.0 13.1

 

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